
2º Torneio
Escola Aberta 2013
REGRAS DA BADMINTON
CAMPO DE JOGO
*O jogo realiza-se num campo retangular com 13,40
m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de
pares, limitados por duas linhas laterais e duas linhas de serviço, dividido ao
meio por uma rede.
*Os postes são colocados sobre as linhas laterais
de pares, devem ter 1,55 m de altura, e devem permanecer na vertical e manter a
rede esticada.
*A rede que divide o campo deve ter uma
distância, do solo ao topo da rede, de 1,524 metros (ao centro do campo). A
rede deverá ter 76 cm de largura e 6,10 metros de comprimento.
A RAQUETE
*A estrutura da raquete, incluindo a pega, não
deverá exceder 68 cm em todo o seu comprimento e 23 cm em toda a sua largura.
*A superfície da raquete que bate o volante deve
ser plana e consistir num padrão de cordas cruzadas e entrelaçadas, presas a
uma estrutura cuja dimensão total não pode exceder os 29 cm.
JOGADORES
*O jogo será realizado, em dupla;
INÍCIO DO JOGO
*Antes de começar a partida, o árbitro realiza o
sorteio entre os adversários para determinar, de acordo com as opções:
- Iniciar a partida de um lado ou do outro do campo.
- O lado perdedor poderá exercer então o direito de escolher a opção
restante.
- No momento de bater o volante,
o servidor deve ter a raquete apontada numa direção descendente, e a cabeça da
raquete deve estar abaixo do nível da mão que segura a raquete.
PONTUAÇÃO
*O jogo deverá ser o melhor de três sets, e cada
set será ganho pela equipe que atingir primeiro 11 pontos.
*A duração do jogo é variável: Cada set dura, no
máximo, 20 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 11 pontos
antes desse tempo, é declarado o fim do set.
*A forma de início do jogo é semelhante à do
vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca,
fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária.
*Ao receber a peteca em seu campo, a equipe tem o
direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso
não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe
adversária.
*Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as
linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da
equipe adversária.
*O lado que ganha um set serve em primeiro lugar
no set seguinte.
MUDANÇA DE CAMPO
*Os jogadores devem mudar de campo:
-no fim do primeiro set, no fim do segundo set e
se existir um terceiro. No terceiro jogo, ou numa partida de um só jogo, quando
o jogador que lidera a pontuação, atinja os 11 pontos.
PONTUAÇÃO
Será PONTO quando a peteca:
-cair fora das linhas limites do campo;
-passar através ou por baixo da rede;
-não conseguir passar sobre a rede;
-tocar no telhado, no teto ou nas paredes
laterais;
-tocar no corpo ou vestuário de um jogador;
-tocar em qualquer outro objeto ou pessoa fora da
área de jogo.
-tocar na rede ou nos seus suportes, com a
raquete, o corpo ou o equipamento;
-invadir o campo do adversário com a raquete ou o
corpo por cima da rede;
-fizer obstrução, isto é, impedir um adversário
de executar um batimento legal em que o volante é seguido por cima da rede.
COMPORTAMENTO, PENALIDADES
*Um jogador não pode:
-deliberadamente distrair o adversário através de
qualquer ação, tal como gritar ou gesticular.
-Provocar deliberadamente a interrupção do jogo.
-Interferir deliberadamente na velocidade do
volante.
-Comportar-se de uma maneira ofensiva.
-Ser culpado de mau comportamento.
Obs.: Caso
haja qualquer ato acima citado, o juiz aplicará os cartões amarelo ou vermelho
ou até mesmo poderá desclassificar a equipe.
UNIFORMES
NÃO
SERÁ PERMITIDO:
*
Atletas sem proteção para os pés,
*
Portando alguma bijuteria em seu corpo ( brinco, argola, corrente de metal, ouro
ou ferro).
*
Atletas portando saia, calça ou bermuda jeans.
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