sábado, 16 de novembro de 2013


2º Torneio Escola Aberta 2013
REGRAS DA BADMINTON





                          CAMPO DE JOGO
*O jogo realiza-se num campo retangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados por duas linhas laterais e duas linhas de serviço, dividido ao meio por uma rede.
*Os postes são colocados sobre as linhas laterais de pares, devem ter 1,55 m de altura, e devem permanecer na vertical e manter a rede esticada.
*A rede que divide o campo deve ter uma distância, do solo ao topo da rede, de 1,524 metros (ao centro do campo). A rede deverá ter 76 cm de largura e 6,10 metros de comprimento.

A RAQUETE
*A estrutura da raquete, incluindo a pega, não deverá exceder 68 cm em todo o seu comprimento e 23 cm em toda a sua largura.
*A superfície da raquete que bate o volante deve ser plana e consistir num padrão de cordas cruzadas e entrelaçadas, presas a uma estrutura cuja dimensão total não pode exceder os 29 cm.
JOGADORES
*O jogo será realizado, em dupla;

INÍCIO DO JOGO
*Antes de começar a partida, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários para determinar, de acordo com as opções:
- Iniciar a partida de um lado ou do outro do campo.
- O lado perdedor poderá exercer então o direito de escolher a opção restante.
- No momento de bater o volante, o servidor deve ter a raquete apontada numa direção descendente, e a cabeça da raquete deve estar abaixo do nível da mão que segura a raquete.

PONTUAÇÃO
*O jogo deverá ser o melhor de três sets, e cada set será ganho pela equipe que atingir primeiro 11 pontos.
*A duração do jogo é variável: Cada set dura, no máximo, 20 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 11 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.
*A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária.
*Ao receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária.
*Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.
*O lado que ganha um set serve em primeiro lugar no set seguinte.



MUDANÇA DE CAMPO
*Os jogadores devem mudar de campo:
-no fim do primeiro set, no fim do segundo set e se existir um terceiro. No terceiro jogo, ou numa partida de um só jogo, quando o jogador que lidera a pontuação, atinja os 11 pontos.
PONTUAÇÃO
Será PONTO quando a peteca:
-cair fora das linhas limites do campo;
-passar através ou por baixo da rede;
-não conseguir passar sobre a rede;
-tocar no telhado, no teto ou nas paredes laterais;
-tocar no corpo ou vestuário de um jogador;
-tocar em qualquer outro objeto ou pessoa fora da área de jogo.
-tocar na rede ou nos seus suportes, com a raquete, o corpo ou o equipamento;
-invadir o campo do adversário com a raquete ou o corpo por cima da rede;
-fizer obstrução, isto é, impedir um adversário de executar um batimento legal em que o volante é seguido por cima da rede.

COMPORTAMENTO, PENALIDADES
*Um jogador não pode:
-deliberadamente distrair o adversário através de qualquer ação, tal como gritar ou gesticular.
-Provocar deliberadamente a interrupção do jogo.
-Interferir deliberadamente na velocidade do volante.
-Comportar-se de uma maneira ofensiva.
-Ser culpado de mau comportamento.
Obs.: Caso haja qualquer ato acima citado, o juiz aplicará os cartões amarelo ou vermelho ou até mesmo poderá desclassificar a equipe.


UNIFORMES
NÃO SERÁ PERMITIDO:
* Atletas sem proteção para os pés,
* Portando alguma bijuteria em seu corpo ( brinco, argola, corrente de metal, ouro ou ferro).
* Atletas portando saia, calça ou bermuda jeans.

OBS: A roupa deve ser própria para a prática de esportes.


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